Por que Mateus diz que quando Jesus nasceu o rei era Herodes (Mt 2:1) e Lucas diz que era Augusto (Lc 2:1)?

A Bíblia

Mateus 2:1: “Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do REI HERODES, magos vindos do Oriente chegaram a JERUSALÉM.”

Lucas 2:1: “Naqueles dias CÉSAR AUGUSTO publicou um decreto ordenando o recenseamento de todo o IMPÉRIO ROMANO.”

Perceba que Lucas não disse que César Augusto era rei de Jerusalém, mas disse que ele era o imperador de Roma. Quanto a quem era o rei, Lucas concorda com Mateus: “No tempo de Herodes, rei da Judéia…” (Lucas 1:5). Não há contradição.

Quando Jesus nasceu, Israel fazia parte do Império Romano. Naquele tempo, o Imperador era Augusto, conhecido também como César Augusto. Ele governou Roma de 27 a.C. a 14 d.C. Quando Jesus morreu, o Imperador era Tibério, de 14 a.C a 37 d.C (Lucas 3:1).

Obviamente, o Imperador, que estava em Roma, não era presente em Jerusalém, que fica a mais de 2 mil quilômetros. O Império Romano tinha o costume de nomear pessoas locais como colaboradores que governavam em nome dos romanos.

Roma assumiu o controle de Jerusalém em 63 a. C. Depois de alguns anos relativamente calmos em relação ao governo local, começaram lutas internas entre a aristocracia de Jerusalém. Para remediar tal situação, Roma nomeou Herodes e o designou como Rei dos Judeus. Era ele quem governava Jerusalém quando Jesus nasceu. Herodes governou de 37 a.C. a 4 a. C., e passou para a história conhecido como Herodes, o Grande.

Ou seja, quando Jesus nasceu, por volta do ano 5 a. C., o Imperador romano que estava no poder era Augusto. Quem, delegado por Roma, governava Jerusalém era Herodes, o Grande. Como sabemos, por causa de erros de cálculos, a data de nascimento de Jesus não foi no ano 0, mas alguns anos antes.

Portanto, não há contradição: Mateus nos diz que quando Jesus nasceu Herodes era o rei de Jerusalém (Mt 2:1) e Lucas nos diz que Augusto era o imperador de Roma (Lc 2:1). Naquele tempo, Israel, cuja capital é Jerusalém, fazia parte do Império Romano.