O que a Bíblia diz sobre jogo de azar?

jogos-de-azar

A Bíblia não diz nada sobre jogos de azar como os que conhecemos hoje (cassino, loteria, jogo do bicho, etc.), os quais consistem em arriscar dinheiro na tentativa de multiplicá-lo em algo que é contra as probabilidades e que só têm sorte os jogadores que ganham com o azar dos outros. No entanto, a Bíblia nos alerta para que fiquemos longe do amor ao dinheiro (Mateus 6:241 Timóteo 6:6-10; Hebreus 13:5) e longe das tentativas de “enriquecimento fácil” (Provérbios 13:11; 23:4-5; Eclesiastes 5:10). Certamente os jogos de azar giram em torno do amor ao dinheiro e inegavelmente tentam as pessoas com a promessa de riqueza fácil e rápida. Logo, não é prudente participar de tais jogos.

A Bíblia diz que “Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos” (1 Timóteo 6:9-10).

Geralmente, os que jogam jogos de azar são aqueles que menos têm dinheiro para gastar com isso. O apelo do “enriquecimento rápido” é uma tentação forte demais, e muitas pessoas acabam não resistindo. E como esses jogos são feitos para que o jogador não ganhe, haja vista que as probabilidades estão sempre contra ele, é fácil ele perder o controle e gastar mais para recuperar o que foi perdido. Às vezes, o jogador até ganha uma pequena quantia e continua a jogar achando que pode ganhar mais – “Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos” (Eclesiastes 5:10) –, mas no fim gasta muito mais do que ganha. É muito fácil ficar viciado. O cristão tem liberdade para escolher, mas não deve se deixar dominar pelo vício (1 Coríntios 6:12).

Muita gente viciada no jogo deixa de sustentar a família para continuar jogando – e isso não deveria acontecer, pois a Escritura diz que a pessoa responsável deve cuidar da sua família (1 Timóteo 5:8). Para quem quer ganhar, é bom lembrar que se ganhar vai ser à custa de muitas famílias destroçadas. É um ganho desonesto, e a Bíblia diz que “O dinheiro ganho com desonestidade diminuirá, mas quem o ajunta aos poucos terá cada vez mais” (Provérbios 13:11). De fato, a maioria das pessoas que ganha muito dinheiro rápido no jogo também perde esse dinheiro rápido: alguns anos depois de tirar a “sorte grande”, a maioria dos ganhadores de grandes quantias acaba em uma situação financeira tão ruim ou pior que a anterior.

Portanto, não convém que servos de Deus joguem jogos de azar.

“Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”. (Mateus 6:24)