Jesus disse para não pregar a samaritanos (Mateus 10:5) e depois Ele mesmo pregou a eles (João 4:1-42). Como entender isso?

Escritura

ANTES, Jesus disse que não se pregasse a samaritanos. [Mateus 10:5]
DEPOIS, ele mesmo vai e prega para eles. [João 4:1-42]

Mateus 10:5: “Jesus enviou estes doze e lhes ordenou, dizendo: ‘Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos;'”

Em João 4:1-42 o próprio Jesus prega aos samaritanos.

Seria isso uma contradição do Senhor?

Nem de longe isso é uma contradição, pois o Senhor disse que os Seus DISCÍPULOS não deveriam pregar aos samaritanos, mas não disse nada sobre ELE MESMO pregar a eles.

Em primeiro lugar, o Evangelho “é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: PRIMEIRO DO JUDEU, depois do grego. Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: ‘O justo viverá pela fé'”. (Romanos 1:16-17). Todo aquele que crê no nome do Senhor será salvo (Hebreus 10:38; João 3:16; 1 João 5:12; Efésios 2:8; Atos 16:30-31).

É verdade que a missão original de Jesus foi para os judeus. Mas as Escrituras testificam que ele “veio para o que era seu, e os seus não o receberam” (João 1:11). A posição oficial dos judeus foi a de rejeitá-lo como o seu Messias, e crucificaram-no (Mateus 27; Marcos 14; Lucas 22; João 18). Foi depois da crucificação e ressurreição de Jesus, portanto, que a missão dos discípulos passou a ser ir às nações, cumprindo-se, assim, as profecias quanto aos gentios. Dessa forma, o apóstolo Paulo pôde dizer aos cristãos de Roma que o Evangelho era “primeiro do judeu, mas também do grego” (Romanos 1:16). Por causa da sua rejeição a Jesus, a nação de Israel foi cortada (Romanos 11:19), mas, quando futuramente se completar a “plenitude dos gentios” (Romanos 11:25), então Israel será enxertada de novo (Romanos 11:23-26).

“Jesus enviou estes doze e lhes ordenou, dizendo: ‘Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos; MAS IDE, ANTES, às ovelhas perdidas da casa de Israel.'” (Mateus 10:5-6).

A ordem de Jesus foi clara: Ele aqui não proibiu ninguém de pregar aos samaritanos, ou aos demais pagãos, apenas destacou que os apóstolos deveriam pregar PRIMEIRO às ovelhas perdidas da casa de Israel (aos judeus), mas depois também aos pagãos: Mateus 28:19 – “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.”; Marcos 16:15 – “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” (ver Atos 8:25; Atos 15:3; Atos 22:21; Atos 28:28). Já não há mais distinção entre judeu e gentio, porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo (Romanos 10:12-13).

Portanto, não há contradição. Jesus pregou sim aos samaritanos (João 4:1-42). Ele apenas enviou os Seus discípulos PRIMEIRO às ovelhas perdidas de Israel (Mateus 10:5-6), e depois aos gentios também (Mateus 28:19; Marco 16:15).