Seria Paulo o falso apóstolo de Apocalipse 2:2?

paulo

Acusação contra Paulo:

Paulo alegou ser apóstolo em sua carta aos efésios (Efésios 1:1), mas mais tarde, em sua segunda carta a Timóteo, ele declarou que todos os da Ásia o haviam abandonado (2 Timóteo 1:15). Éfeso era, na época, a maior localidade da Ásia. Por algum motivo, os efésios deixaram de considerar Paulo como um genuíno apóstolo do Senhor. E, em Apocalipse 2:2, Jesus disse a igreja de Éfeso: “… Sei que você não pode tolerar homens maus, que pôs à prova os que dizem ser apóstolos mas não são, e descobriu que eles eram impostores” (Apocalipse 2:2). Então fica a pergunta: Seria Paulo um falso apóstolo?

Se Paulo tivesse sido um verdadeiro apóstolo, então certamente Jesus teria repreendido os efésios por eles terem-no abandonado, não? É claro! E foi exatamente isso o que aconteceu. Leia:

  1. “Ao anjo da igreja em Éfeso escreva: Estas são as palavras daquele que tem as sete estrelas em sua mão direita e anda entre os sete candelabros de ouro.
  2. Conheço as suas obras, o seu trabalho árduo e a sua perseverança. Sei que você não pode tolerar homens maus, que pôs à prova os que dizem ser apóstolos mas não são, e descobriu que eles eram impostores.
  3. Você tem perseverado e suportado sofrimentos por causa do meu nome, e não tem desfalecido.
  4. Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor.
  5. Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do seu lugar.
  6. Mas há uma coisa a seu favor: você odeia as práticas dos nicolaítas, como eu também as odeio.
  7. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.” (Apocalipse 2:1-7)

É interessante que aqueles que acusam Paulo de falso apóstolo simplesmente “esquecem” o versículo 4 e os seguintes; sempre usam apenas os versículos 1-3. É aí que está o problema! Não podemos isolar versículos, afinal texto fora de contexto é pretexto para heresia. Por isso, eu coloquei os versículos seguintes também. Agora vamos analisá-los.

É verdade que do versículo 1 ao 3 Jesus elogiou os efésios por eles terem se afastado dos falsos apóstolos. Mas repare que Jesus não apenas os elogiou, Ele também os criticou nos versículos seguintes, do 4 ao 5 (os versículos que os acusadores “esquecem”). No versículo 4, Jesus está repreendendo os efésios por terem abandonado o seu “primeiro amor”. “Primeiro amor” aqui significa “primeiro apóstolo”: já que o Senhor estava falando de falsos apóstolos no versículo 2, então é evidente que o “primeiro amor” do versículo 4 não é um falso apóstolo, e sim um apóstolo verdadeiro, e o primeiro. E quem seria esse “primeiro amor” (primeiro apóstolo) se não Paulo, se ele foi o primeiro a pregar o Deus Verdadeiro aos efésios (veja isso em Atos 19)? É claro que o Senhor Jesus Cristo estava repreendendo os efésios por terem abandonado Paulo, um verdadeiro apóstolo, que Ele escolheu “a dedo” para pregar o Evangelho aos gentios (Atos 9:15).

Agora vejamos em Atos dos Apóstolos capítulo 19 o motivo pelo qual os efésios abandonaram Paulo, o seu primeiro amor / primeiro apóstolo (leia todo o capítulo 19 de Atos dos Apóstolos para entender melhor): Paulo condenou a adoração a falsa deusa Ártemis (ou Diana) e pregou que somente Jesus Cristo é o Senhor. Como os artesãos que fabricavam objetos da falsa deusa estavam com medo de que todos os efésios acabassem crendo no nome do Senhor Jesus (como alguns já haviam crido) e parassem de comprar os objetos que eles fabricavam da deusa Ártemis, resolveram jogar o povo contra Paulo, e conseguiram. Esse foi o motivo pelo qual Paulo foi rejeitado em Éfeso e em toda a Ásia.

Depois, em sua segunda carta a Timóteo, Paulo diz que todos os da Ásia o abandonaram, até mesmo alguns dos que haviam crido nele e no Evangelho (2 Timóteo 1:15). É principalmente a estes, que primeiro creram em Paulo, mas que depois o abandonaram, que Jesus está repreendendo em Apocalipse 2:4-5, pois eles haviam abandonado aquele que foi o primeiro a lhes anunciar a palavra do Senhor.

O único “erro” de Paulo foi pregar o Deus Verdadeiro a um povo idólatra. Paulo sofreu muito pelo Evangelho, mas combateu o bom combate e perseverou na fé até o fim (2 Timóteo 4:7). Ele foi um grande pregador do passado e converteu muita gente. Sem dúvida, sem ele o Cristianismo não seria o que é hoje.