O que Jesus quis dizer em Mateus 10:23?

sim

As palavras de Jesus em Mateus 10:23 foram pronunciadas aos doze apóstolos após haver-lhes ordenado que fossem pregar nas vilas e cidades de Israel (ver Mt 10:1-6). O Senhor os instruiu sobre como deveriam levar a cabo a obra de evangelização dos judeus (Mt 10:7-15), advertiu-os quanto aos perigos que deveriam encontrar na jornada, especialmente as perseguições (Mt 10:16-22) e lhes fez esta exortação e promessa: “Quando pois vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel sem que venha o Filho do homem.” (Mt 10:23). Nos versículos seguintes, até o fim do capítulo, Jesus continua a dar instruções aos discípulos (Mt 10:24-42). Veja um paralelo em Lucas 9:1-10.

Como explicar a afirmação de Jesus no versículo 23 de que os discípulos não terminariam de percorrer as cidades de Israel até que Ele voltasse, se os discípulos já morreram e Jesus ainda não voltou?

Em primeiro lugar, aí Jesus não estava se referindo a Sua Segunda Vinda, pois nessa ocasião Ele ainda nem sequer tinha dito aos seus discípulos que haveria de ser morto pelas autoridades dos judeus e ressuscitar ao terceiro dia (Ele disse isso apenas em Mateus 16:28). E sabemos ainda por outras passagens, como Marcos 9:31-32, que quando Jesus os alertou deste fato pela primeira vez, eles não compreenderam. Aliás, nem mesmo após a morte de Jesus os discípulos entenderam isso (João 20:9). Então, em Mateus 10:23 Jesus jamais poderia estar falando de Seu retorno glorioso (Sua Segunda Vinda).

Muitas interpretações improváveis (tais como a destruição de Jerusalém em 70 d. C. e a evangelização dos israelitas no fim dos tempos) têm sido propostas para tentar explicar essa aparente profecia não cumprida, porém é evidente que Jesus estava se referindo a algo que aconteceria de imediato, não anos depois ou no fim dos tempos. Claramente, não se trata de uma referência a Sua Segunda Vinda.

Então de que “vinda do Filho do Homem” Jesus estava falando em Mateus 10:23?

Para sabermos o que aconteceu logo após as recomendações de Jesus ao enviar os discípulos no capítulo 10, devemos ler o capítulo 11, que é a sequência. Fazendo isso, descobrimos que: “aconteceu que, acabando Jesus de dar instruções aos seus doze discípulos, partiu dali a ensinar e a pregar nas cidades deles.” (Mt 11:1).

Como vemos, Jesus também foi pregar sozinho nas cidades dos discípulos. Ou seja, eles foram enviados a todas as outras cidades de Israel, exceto às deles, que, por sua vez, seriam percorridas pelo próprio Jesus; tal fato provavelmente devido a um profeta nunca ser bem recebido em sua casa, conforme Jesus nos diz em Marcos 6:4.

Assim, é óbvio que a frase “até que venha o Filho do Homem” é uma referência ao fato de que Jesus se juntaria novamente aos Seus discípulos depois da missão deles, o que é confirmado no Evangelho de Lucas: “E, regressando os apóstolos, contaram-lhe tudo o que tinham feito. E, tomando-os consigo, retirou-se para um lugar deserto de uma cidade chamada Betsaida.” (Lucas 9:10).

Os discípulos deveriam voltar ali para se encontrar com Jesus para juntos prosseguirem caminho a Betsaida. Por isso, Jesus recomendou-lhes que não perdessem tempo com quem não se mostrava receptivo à mensagem e os perseguia: “Quando pois vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra…” (Mt 10:2). Pois Ele mesmo completaria a Sua missão antes que os discípulos percorressem as cidades aonde foram enviados e retornaria ao ponto de encontro antes deles: “porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel sem que venha o Filho do homem.” (Mt 10:23). Ou seja, Jesus afirma que antes que os discípulos cumprissem sua missão de percorrer todas as cidades de Israel, Ele mesmo, o Filho do Homem, já teria voltado de sua missão pessoal ao ponto de encontro.