“Afirmações extraordinárias exigem provas extraordinárias”. Será? Ateus e agnósticos citam constantemente essa frase de Carl Sagan no intuito de dizer que uma vez que o Novo Testamento faz alegações extraordinárias, eles não crerão até que evidências extraordinárias sejam apresentadas. No entanto, há diversos problemas com essa alegação.
- A palavra extraordinária é ambígua. Será que ela é equivalente a sobrenatural? Se for, então estamos diante de uma argumentação viciada, pois esta afirmação equivale a dizer: “Uma alegação miraculosa exige uma evidência miraculosa”. Mas se apresentássemos uma evidência miraculosa a seu favor, os céticos pediriam mais uma evidência miraculosa para este segundo milagre, e assim infinitamente. Desse modo, jamais seria possível averiguar qualquer coisa na base de apresentação de fundamentações miraculosas.
- Se “extraordinário” significa simplesmente “acima do normal”, então os autores do Novo Testamento cumprem o desafio, uma vez que existem mais manuscritos, os mais antigos, copiados com maior precisão, com maior número de testemunha e mais atestados por fontes externas em favor do Novo Testamento do que qualquer outro livro da antiguidade.
- A palavra extraordinária é imprecisa. De que maneira as evidências devem ser extraordinárias? Quem determina o seu significado? Quais são os critérios objetivos para que ela seja definida como “extraordinária”? Será que esses critérios também são consistentemente aplicados a outras afirmações históricas e em outras disciplinas?
- Muitas concepções que são extraordinárias foram aceitas pela ciência moderna. A teoria do Big Bang é um exemplo: Pelos padrões vigentes na ciência moderna, o surgimento do universo a partir do nada constitui-se em um evento altamente extraordinário. Contudo, bastou a apresentação de evidências científicas normais para que a teoria encontrasse aceitação, tais como a segunda lei da termodinâmica, uma expansão observável do universo, etc.
Desse modo, a argumentação dos céticos mostra-se extremamente fraca para desacreditar o Novo Testamento.