Voltar para o Senhor de todo o coração

biblia e vela

No Livro do profeta Jeremias está escrito:

“Durante o reinado do rei Josias, o Senhor me disse: ‘Você viu o que fez Israel, a infiel? Subiu todo monte elevado e foi para debaixo de toda árvore verdejante para prostituir-se. Depois de ter feito tudo isso, pensei que ela voltaria para mim, mas não voltou. E a sua irmã traidora, Judá, viu essas coisas. Viu também que dei à infiel Israel uma certidão de divórcio e a mandei embora, por causa de todos os seus adultérios. Entretanto, a sua irmã Judá, a traidora, e também se prostituiu, sem temor algum. E por ter feito pouco caso da imoralidade, Judá contaminou a terra, cometendo adultério com ídolos de pedra e madeira. Apesar de tudo isso, sua irmã Judá, a traidora, não voltou para mim todo o coração, mas sim com fingimento’, declara o Senhor. O Senhor me disse: ‘Israel, a infiel, é melhor do que Judá, a traidora. Vá e proclame esta mensagem para os lados do norte: ‘Volte, ó infiel Israel’, declara o Senhor, ‘Não mais franzirei a testa cheio de ira contra vocês, pois eu sou fiel’, declara o Senhor, ‘Não ficarei irado para sempre. Mas reconheça o seu pecado: você se rebelou contra o Senhor, o seu Deus, e ofereceu os seus favores a deuses estranhos, debaixo de toda árvore verdejante, e não me obedeceu’, declara o Senhor.” (Jeremias 3:6-13)

Nesse texto, vemos que Judá e Israel pecaram contra o Senhor, cometendo idolatria (aqui representada como adultério, pois no Antigo Testamento Deus estava casado com o Seu povo). Embora Judá tenha voltado para Deus, não voltou de “todo o coração”, isto é, não de maneira sincera, pois continuava idolatrando. Por isso, Deus considerou Israel melhor do que Judá, pois Israel preferiu ficar em seus pecados do que voltar falsamente para Deus. O Senhor detesta a mentira (Provérbios 6:16-19; 12:22).

Como Deus é misericordioso, Ele mandou o profeta Jeremias ordenar que Israel se convertesse de todo o coração, admitindo a sua culpa. Só assim Deus a perdoaria.

A partir desse texto, aprendemos que nós também devemos confessar os nossos pecados e voltar para Deus de todo o coração e, assim, obteremos o Seu perdão. “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9).